Implantada
no mercado dos serviços linguísticos há mais de 16 anos, a empresa ABC tem um
amplo conhecimento das formas de E-learning existentes na concorrência, como
observadora e como participante.
Tratando-se
da aprendizagem das línguas, onde a avaliação do parâmetro da oralidade é
fundamental, não conseguimos conceber outro modo de formação a distância que
não seja síncrono, ou seja, em
tempo real. A videoconferência é a única forma de manter um
contacto visual e auditivo com o Formando, verificando quer a sua compreensão
oral dos conteúdos, quer a restituição oral dos mesmos.
A
necessidade de implementar uma formação a distância surgiu quando um dos N/
clientes, uma agência de recrutamento de Enfermeiros para a Bélgica, nos pediu
para assegurarmos a Formação desses profissionais em todo o país. Na altura,
várias soluções foram ponderadas, tendo a N/ decisão recaído, após várias
simulações, sobre a Plataforma Cisco Webex, de origem americana, uma das
Plataformas de Videoconferência mais fidedignas em todo o mundo.
A
Plataforma Cisco Webex é uma autêntica sala de aulas virtual que apresenta
todas as vantagens da formação personalizada e presencial, sem as despesas de
deslocação associadas a esta última.
Mais
algumas vantagens:
-
Cada Formando tem contacto visual e auditivo com o Formador e os restantes
Formandos e vice-versa (havendo, no entanto, uma zona de “chat” que permite ao
Formando ou Formador escrever mensagens individualizadas, isto é, a um
interlocutor específico).
-
A Plataforma dispõe de um quadro branco onde o Formador (ou os Formandos,
quando solicitados) vai tomando notas, com a possibilidade de utilizar várias
cores e realçar determinadas inserções.
-
O desktop e as aplicações utilizadas pelo Formador podem ser partilhadas, sendo
visualizados por todos os intervenientes (o que inclui a partilha de vídeos com
uma qualidade muito acima da média).
-
O estatuto de um Formando pode ser alterado para o de Organizador, dando-lhe a
oportunidade de ser ele a partilhar o seu desktop ou uma aplicação que esteja a
utilizar (por exemplo, um exercício em Word).
-
A transferência de ficheiros interpares.
-
A sessão de formação pode ser gravada permitindo a um Formando ausente visualizá-la
a posteriori. Essa funcionalidade também permite aos Formandos que participaram
tirarem dúvidas voltando a visualizar a sessão. E, finalmente, para o Formador,
é um importante elemento de avaliação e melhoria contínua.
Quinze minutos antes da sessão iniciar, o Formando recebe, via e-mail, um convite para participar com um link e uma palavra-passe que lhe permitirá aceder. O Formando não necessita de instalar qualquer programa no seu computador (além dos que habitualmente já vêm instalados). Os únicos requisitos são uma ligação à Internet fidedigna e uma Webcam. Em dois anos de utilização desta Plataforma, não foram registados quaisquer problemas ou anomalias técnicas, sendo de realçar que temos Formandos espalhados por todo o mundo.
Em paralelo, uma Plataforma de Apoio à Formação
Além
da plataforma Cisco Webex, através da qual decorrem as sessões de Formação, o
N/ Departamento de Formação dispõe ainda de outra plataforma.
Esse
instrumento encontra-se alojado no domínio https://sites.google.com/a/gabineteabc.com/formacaogabineteabc/ e pode ser acedido mediante uma
autorização fornecida pelo Departamento de Formação. É um repositório de
conteúdos assíncrono contendo documentos de referência/consulta e centenas de
exercícios que complementam as sessões de formação por Cisco Webex. É ainda
nesta plataforma, acessível a todos quantos se inscrevam nos N/ cursos,
presenciais ou em e-learning, que se encontram os Regulamentos Internos da
Formação, os Programas, os formulários para apresentar reclamações e sugestões,
entre outros documentos.
Os
exercícios que os Formandos descarregam desta plataforma são realizados pelos
mesmos, que os enviam por e-mail ao Formador ou Tutor respetivo para correção.
No início de cada curso, e em função dos objetivos de cada Formando, são
sugeridas 5 horas de trabalho semanais nesta plataforma complementar. O
Formador ou Tutor vai indicando sugestões de exercícios a realizar, de acordo
com o estado de avanço do Programa de Formação e o nível de progressão do
Formando respetivo.
Cada
uma das áreas de formação do Departamento de Formação tem um endereço de e-mail
próprio (ex.: abc.frances@gabineteabc.com,
abc.alemao@gabineteabc.com,
etc.), através do qual o Formador ou Tutor está sempre disponível para
esclarecimento de dúvidas, correção de exercícios, sugestão de melhorias, etc.
As Metodologias de Conceção e Avaliação
A Conceção dos Conteúdos
Os
conteúdos utilizados nas sessões de Formação em E-learning são obviamente
pensados e criados em função dessa forma de formação, tendo em conta as
características indicadas no Referencial da DGERT.
Cada
conteúdo é de fácil acessibilidade pelo Formando: o Formador partilha o
documento na Plataforma para que todos os Formandos o visualizam ao mesmo tempo
e, no final da sessão, cada documento é descarregado pelos Formandos através de
uma funcionalidade da Plataforma.
Por
sua vez, o Formador tem todos os conteúdos disponíveis armazenados num
computador usado exclusivamente para as sessões de e-learning. Os conteúdos
estão organizados por pastas correspondentes aos números das sessões, numa
progressão lógica.
Cada
conteúdo é criado em
Word ou PowerPoint , promovendo a legibilidade e a
compatibilidade com todos os Formandos.
Dado
que cada conteúdo é transferido pelos Formandos no final da sessão, ficando na
sua posse, estes podem revê-los e manuseá-los livremente.
A
interatividade também fica assegurada, dado que a Plataforma possibilita, entre
outras potencialidades, que um exercício seja feito em grupo, com o concurso e
a participação de todos. Relembramos que o contacto visual e auditivo é
permanente entre participantes.
Em
paralelo, o Formador ou Tutor vai indicando exercícios e leituras
complementares que os Formandos descarregam da Plataforma de Apoio e que lhes
permitem fazer um percurso ajustado aos seus ritmos individuais de aprendizagem
e de progressão.
A
Tutoria Ativa
Tendo
em conta um sistema de Tutoria Ativa, o Formador ou Tutor disponibiliza, desde
o início, todas as informações necessárias, nomeadamente: o programa, a
localização do material pedagógico necessário e das fontes de pesquisa documental,
a assistência técnica em caso de necessidade. Antes do arranque da ação, é
ainda prevista uma sessão de treino para explicação do funcionamento da
Plataforma (que é, de resto, muito intuitiva).
Essa
tutoria é assegurada de modo assíncrono, através do e-mail disponibilizado, ou
síncrono, sempre que o Formando necessitar, por videoconferência.
A
Avaliação
Os
momentos de avaliação começam logo na primeira sessão com a realização de um
Teste Diagnóstico Escrito e Oral.
Dado
que as sessões de Formação decorrem em tempo real, é permitido ao Formador
empreender uma Avaliação Contínua. De igual modo, a entrega de exercícios e
tarefas no decorrer da ação permitem ao Formador ir traçando a progressão de
cada Formando, implementando, se necessário, ações corretivas.
Cada
Ação de Formação é rematada por um Teste Final, sendo que a componente escrita
é realizada em linha (o Formador “assiste” à realização de cada tarefa) e em
tempo real, não havendo espaço para consultas. A componente oral é, geralmente,
um momento de alguma solenidade, em que outros Formadores
são convidados a assistir e participar.
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