Consciente
de que a voz é o principal instrumento de trabalho de um conjunto
significativo de profissionais (professores, radialistas, cantores,
intérpretes, entre outros), a equipa de formação da N/ empresa tem procurado
incluir sempre na sua planificação oficinas ou ações de formação na área da Comunicação
Oral. São exemplo dessas iniciativas a oficina de Técnica Vocal para
Intérpretes de Conferência ocorrida em 2004 e uma série de oficinas
posteriores sobre a voz: Comunicação Oral – a Voz, Socorro, vou
apresentar um trabalho!, e, agora, estas oficinas de Técnica Vocal para
Professores.
No caso
desta primeira ação sobre a respiração, contámos com a participação de 14
formando(a)s, na sua maioria Professore(a)s, um número que correspondia ao
limite de inscrições e ao máximo aceitável a fim de garantirmos que todos
pudessem pôr em prática as técnicas aprendidas, sob supervisão.
A
iniciativa começou de imediato com uma componente prática de respiração
abdominal e de aquecimento vocal, durante a qual o(a)s formando(a)s tomaram
consciência da noção de “respiração correta”.
De seguida,
seguiu-se uma componente teórica iniciada com um pequeno teste diagnóstico
sobre a morfo-fisiologia do aparelho fonador.
Por fim,
uma nova componente prática pôs o(a)s formando(a)s a exemplificar leituras
em voz alta com uma gestão otimizada da respiração. Os resultados e as
diferenças registados foram surpreendentes!
No próximo dia 16 de março
terá lugar a 2ª edição desta mesma oficina (dada a elevada procura da
mesma), antes de partirmos para o módulo da projeção vocal que deverá
ocorrer nos meses de abril ou maio.
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